RSSYoutubeFacebookTwitter
cadastre-se | login

O conteúdo desta página requer Adobe Flash Player.

notícias


De quem é essa voz? Conheça um pouco mais sobre o trabalho dos dubladores

29.06.12

No dia 29 de junho é comemorado o Dia do Dublador, uma homenagem aos profissionais que emprestam suas vozes para os mais diversos personagens de filmes, desenhos animados e séries de TV. Você sabe como é o processo de dublagem de um filme? 

 

 Para que você conheça um pouco mais desse universo da dublagem de animações, nós conversamos com a atriz Maíra Góes.

 

Ela emprestou sua voz para diversos personagens, sendo o mais famoso deles o peixe Dory, do filme "Procurando Nemo", que rendeu a ela em 2004 o Prêmio Yamato, considerado o "Oscar" da dublagem brasileira.

 

Maíra conta que chegou até a dublagem por já fazer teatro e gostar de áreas ligadas à comunicação.

 

 "Chegou a época em que eu prestaria vestibular, mas estava indecisa. Depois que eu vim para o Rio de Janeiro e fiz um curso de dublagem, eu me apaixonei. Foi uma área que me recebeu muito bem".

 

Maíra também disse que a dublagem é um processo que leva tempo para ser aperfeiçoado. "É um trabalho gradativo, que, com técnica e prática vai melhorando".

 

 Segundo ela, geralmente um filme demora quatro dias para ser finalizado, trabalhado entre o diretor, atores e técnicos responsáveis.

 

"É preciso observar o filme original e entender o boneco (personagem) para poder construi-lo, em um trabalho de parceria entre o ator em dublagem e o diretor.

 

"Muitas vezes, levamos o filme original para casa e o assistimos para analisar como aquele personagem se comporta, como foi em "Procurando Nemo"".

 

 Quando fez a voz da Dory, Maíra pôde colocar na personagem algumas coisas que ela dizia, o que causou situações engraçadas entre amigos.

 

"Eles saíam dos cinemas e me ligavam, dizendo "nossa, Maíra, o pessoal da Disney te conhece mesmo!" ".

 

Além de dar aulas de dublagem para crianças em um estúdio do Rio de Janeiro, Maíra se prepara para refazer a voz da personagem Dory para o relançamento de "Procurando Nemo". 

 

"Vamos fazer de novo as vozes para o 3D, mas a história permanece a mesma. O roteiro não será modificado".

 

Confira um trecho do filme, onde a personagem Dory demonstra sua habilidade ao falar baleiês:

 

  

 

Eu conheço essa voz...

 

Ao assistir a um filme ou desenho animado, quem nunca parou por alguns instantes e pensou "eu já ouvi essa voz..."? Há vozes que ficam tão ligadas a um determinado ator ou personagem que logo elas são identificadas.

 

 Um desses casos é o da atriz Selma Lopes, que há anos empresta sua voz para a atriz Whoppi Goldberg.

 

Além da voz marcante que ela dá aos personagens de Whoopi, Selma também é a responsável por dublar outro personagem bastante conhecido pelo público: Marge Simpson.

 

Outro ator cuja voz também é conhecida, embora muitas vezes as pessoas nem saibam de quem ela pertence, é Orlando Drummond.

 

 Famoso na TV por sua interpretação do personagem "Seu Peru" na Escolinha do Professor Raimundo, Orlando começou sua carreira na década de 1940 nos estúdios Herbert Richards.

 

Lá, ele emprestou sua voz para personagens como Scooby-Doo (que lhe rendeu lugar no Livro Guinness dos Recordes, por tê-lo dublado por mais de 30 anos), Alf, Popeye e Vingador, de "Caverna do Dragão", entre outros.

 

E, pelo que pode ser visto, a família Drummond pretende seguir na carreira da dublagem. Aos 12 anos, o neto de Orlando, Dudu, já é um veterano.

 

 O garoto iniciou a carreira aos 8 anos e já participou de filmes como "Gigantes de Aço", "Tá Chovendo Hambúrguer" e "Up! Altas Aventuras".

 

Em 2010 ele venceu o VII Prêmio Yamato na categoria de "Revelação da Dublagem", por "Up!" ao dar voz ao personagem Russel.

 

 

Se você se interessou pela área e gostaria de trabalhar com dublagem, atenção. No Brasil, só podem trabalhar com dublagem atores que possuírem registro profissional.

 

Para jovens entre 16 e 18 anos, o registro deve ser emitido com a autorização dos responsáveis. Até os 16 anos, a emissão do registro só é liberada com a autorização do Juizado da Infância e da Juventude.



Escolha sua Moviecom
Escolha sua Moviecom:
Escolha sua Moviecom
Escolha sua Moviecom:
Escolha sua Moviecom
Escolha sua Moviecom:
Busca Moviecom

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Parceiros: Allianz | Auwe | Coca-ColaMOVIECOM CINEMASLicença Creative Commons
Desenvolvido por Tripé Criação